f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.

Landing            Editorial Staff            Contact Us

30 Exercises That Will Make You a Better Cosmetic Formulator

It takes more than a few great formulas to become a great Cosmetic Formulator, and that's why this Free Course was created.

Olá! Meu nome é Giovanna Dal Bom, sou química especializada em formulação de cosméticos, e maquiadora profissional. Trabalho no laboratório de uma marca independente de maquiagem em Los Angeles, e dou consultoria para ajudar produtores artesanais e independentes a melhorarem suas fórmulas e produtos.

Primeiramente, vamos limpar o ar e responder a pergunta que não quer calar. Esse curso é sobre cosméticos tradicionais, cosméticos naturais, cosméticos artesanais ou que ? Esse curso é para pessoas que formulam cosméticos. Vejam que eu não especifiquei um título obtido por meio de graduação/faculdade, pois hoje em dia as coisas não são tão preto no branco.

“Este curso é para pessoas que formulam cosméticos […] ”

 

Com cosméticos artesanais tomando uma parte tão grande do mercado de produtos de beleza, não podemos mais excluir esses produtores do nosso discurso. Um formulador de cosméticos, hoje em dia, pode ser uma pessoa com formação tradicional em química ou farmácia, um(a) adolescente que faz seus produtos ao mesmo tempo que estuda em tempo integral, uma mãe que tinha paixão por cosméticos naturais e começou sua linha para vender para as amigas. Enfim, as combinações são infinitas e todas essas pessoas são formuladores de cosméticos. Agora, se eles são BONS, COMPETENTES formuladores de cosméticos já é outro assunto, e a específica razão pela qual estou aqui. Afinal, todo mundo começa em algum lugar.

Eu tenho um pé cá e outro lá. Comecei brincando de formular em casa e pesquisando muito quando eu ainda estava no colegial. Lembro de ir na Sé, no centro de SP, com a minha avó para visitar lojas como Engenharia das Essências, ou online na Sabão e Glicerina, onde ela comprava para mim ingredientes para eu poder fazer experiências na cozinha de casa. Fui para a faculdade estudar química, e nessa época eu fazia sabonetes tradicionais e cosméticos naturais / artesanais. Depois da faculdade fiz especialização em formulação de cosméticos e aprendi muito a fundo sobre ingredientes e formulações de todos os tipos – tradicionais e naturais. Hoje em dia trabalho no laboratório de uma marca independente de maquiagem aqui nos EUA, onde produzimos produtos à mão e em pequenos lotes, mas não na linha artesanal. Por isso minha vontade de unir os formuladores de diferentes mundos é tão grande.

Um dia eu fui produtora de cosméticos artesanais, formulando apenas com óleos e manteigas, sem saber muito sobre a ciência que envolve os cosméticos, e hoje trabalho em um laboratório cuidando das fórmulas e produção de uma maneira mais tradicional. Mas no fim de semana desço ao meu mini laboratório pessoal e volto a ser a formuladora de cosméticos artesanais e naturais que começou essa jornada há dez anos.

Com cosméticos artesanais tomando uma parte tão grande do mercado de produtos de beleza, não podemos mais excluir esses produtores do nosso discurso.

Isso me traz ao exato motivo de eu ter começado o CCLab. Depois de começar minha educação tradicional na área de química e cosméticos, eu vi mais e mais profissionais falando sobre cosméticos artesanais e seus produtores de uma maneira que não me agrada. Mas ao mesmo tempo que eu amo cosméticos artesanais e para sempre estarei tentando elevar seus artesãos, eu entendo o ponto dos formuladores tradicionais e muitas vezes preciso concordar com o que dizem. Calma aí que eu vou explicar.

Cosméticos artesanais ganharam uma má reputação, pois a maioria das pessoas que estavam produzindo esses produtos não sabiam nada sobre química, biologia, boas práticas de fabricação, teste de qualidade e segurança, e por aí vai. Muitos desses produtos eram apenas bases compradas prontas com fragrância e corante adicionados sem cuidado com quantidades ou qualidade. Enfim, não eram cosméticos cobiçados e a demanda e popularidade deles não era grande.

Daí veio o boom do slow beauty e cosmética natural, e produtos de marcas artesanais como Fefa Pimenta Natural, Sachi, Lá do Mato e Boa Bio Cosméticos começaram a elevar a popularidade e reputação dos cosméticos artesanais. Essas são marcas de produtores / artesãos que se preocuparam em estudar e produzir produtos confiáveis e seguros. E é exatamente disso que a comunidade de artesãos de cosméticos precisa, pois no meio de tantas marcas legais ainda temos as pessoas que estão produzindo cosméticos sem preservativos ou embasamento cientifico algum. Essas pessoas e seus produtos não só sujam a imagem da indústria de cosméticos artesanais e/ou naturais, mas também submetem consumidores a riscos gravíssimos.

Se você é uma dessas pessoas, não precisa se pronunciar nem falar nada, mas fique aqui ! É com você que quero MESMO falar. Mantenha sua mente aberta para o conteúdo que vou passar, coloque o conhecimento que você adquiriu de outras fontes em uma caixinha dentro de sua cabeça e deixe-a de lado pelos próximos 30 dias.  Depois venha conversar comigo e me diga: Em que mais posso te ajudar? Consegui mudar a maneira como você vê coisas como uso o de conservantes, quais ingredientes são naturais e o que é tóxico ou não? Se eu não consegui, qual é o motivo que te levou a rejeitar a informação que te passei? Vamos ter essa conversa e chegar à raiz de suas crenças e medos.

 

Mantenha sua mente aberta para o conteúdo que vou passar.

 

Se você é um estudante ou profissional do meio cientifico – provavelmente amante de um ingrediente sintético haha – e está começando a trabalhar com cosméticos ou procurando por dicas de como melhorar sua habilidades como formulador, espero que encontre informações valiosas por aqui. Além disso, sinta-se livre para agregar à discussão por meio dos comentários nas aulas. Tanto eu quanto vocês ainda temos muito a aprender, e nossas experiências podem sempre agregar ao conhecimento do outro.

Se você é da área dos cosméticos naturais, não deixe a conversa sobre conservantes e ingredientes sintéticos te mandar embora. Existem milhares de tons de natural, e sempre existe uma maneira de fazer um cosmético seguro que se encaixe no seu tom de natural. Comece conversas, pergunte suas dúvidas e conte suas opiniões. Por meio dessa discussão aprenderemos muito mais.

Sei que temos influencers de beleza por aqui também, e adorei vê-las buscando conhecimento confiável. Se tiverem dicas de como esse conteúdo pode ser mais aproveitado pelas(os) profissionais de seu nicho, me mandem um e-mail. Nós cientistas precisamos muito de vocês para ampliar nossa voz e mensagem, então é importante nos unirmos!

E se você não se encaixa em nenhum desses grupos que mencionei, me mande um e-mail e me conte o motivo de estar aqui! Sou curiosa assim mesmo e quero ouvir de cada um de vocês. Assim aprendo sobre quem quer me ouvir, e que tipo de conteúdo é valioso para você.

É para isso que estou aqui. Para proporcionar e promover a oportunidade de estudo para formuladores  e amantes de cosméticos de todos os círculos, mesmo àqueles que não desejam encarar uma instituição de ensino tradicional. Tanto os cosméticos tradicionais quanto os cosméticos artesanais estão aqui para ficar, e fazer com que todos eles sejam seguros e eficazes é nossa obrigação como formuladores. Assim como disseminar informações corretas e seguras é uma obrigação dos influenciadores.

Portanto, voltando à pergunta inicial, esse curso e o CCLab são para todos os formuladores e amantes de cosméticos. Tradicionais, artesanais, naturais, veganos, todos eles. Quem quer que você seja, aproveite esse curso e não tenha medo de se comunicar comigo e com os outros participantes – sempre com respeito e de mente aberta !

 

 

Post tags:
Post a Comment

You don't have permission to register