Dia 2 – Faça Anotações
Ser um(a) bom(boa) Formulador(a) de Cosméticos depende de muito mais além de saber sobre ingredientes, por isso este curso foi criado. Aproveite!
Existem alguns hábitos que mudam drásticamente o desempenho de um formulador, e fazer anotações é um deles. Parece ser algo tão básico, que não precisa ser dito, mas não é !
Quantas vezes você deixou de anotar algo que sabia ser importante, com a certeza de que iria lembrar da informação mais tarde? Enquanto algumas pessoas têm boa memória e conseguem reter essas informações para um momento futuro, esse não é o caso para a maioria de nós.
Com a tamanha quantidade de informações às quais somos expostos a cada minuto, criar o hábito de anotar ou salvar aquilo que nos interessa é uma das melhores maneiras de se certificar que você encontrará o conteúdo desejado sempre que precisar.
“ Seu caderno de anotações é uma de suas ferramentas mais valiosas.”
O Que Anotar ?
Literalmente tudo! Sim, “tudo” é muita coisa, mas prometo que vale o esforço. Uma das melhores maneiras de aprender a formular cosméticos por si só é brincando com diferentes ingredientes e combinações. E para lembrar o que deu certo ou não, precisamos de anotações!
Eu te garanto que ninguém espera que você saiba tudo de cabeça. Certamente, com o tempo nós decoramos várias informações, propriedades e comportamento de cada ingrediente, mas ainda não será suficiente. A beleza da arte de formular cosméticos é que quando combinamos diferentes ingredientes, acabamos com algo completamente novo em nossas mãos. Por esse motivo fazer anotações é tão importante.
Quando Estou Testando Ingredientes Gosto de Anotar:
- O nome do ingrediente;
- O fornecedor do ingrediente;
- Algumas informações básicas como propriedades, procedência, etc;
- Quaisquer direções de uso específicas ao ingrediente em questão;
- A fórmula básica na qual estou testando o ingrediente;
- Toda e qualquer observação / descoberta feita durante meu experimento com o ingrediente.
Quando Estou Testando Fórmulas Gosto de Anotar:
- A fórmula inicial detalhada;
- Temperatura e umidade em meu local de trabalho no momento do experimento (muito importante);
- Quaisquer mudanças feitas na fórmula durante o experimento, e observações sobre os efeitos de tais mudanças;
- Atualizações ao longo do tempo – como mudanças que ocorreram na fórmula após dias, semanas e meses.
O EXERCÍCIO
Separe um caderno ou bloco de notas especificamente para suas anotações referentes a fórmulas, e trabalhe em criar o hábito de fazer anotações.
Além de aprender muito mais sobre seus ingredientes e fórmulas, você conseguirá dar continuidade às suas criações e experimentos baseando-se nas informações anotadas. Raramente uma fórmula sairá perfeita logo na primeira tentativa, e fazer anotações irá te ajudar a não cometer o mesmo erro duas vezes, ou até mesmo descobrir qual foi seu erro.
Aqui está um bônus especial para você imprimir e fazer um bloco de anotações especialmente para suas formulações